A PSP de Setúbal desmantelou parte de uma rede criminosa que alugava vestuário modificado com equipamentos informáticos para copiar em exames de código, no Barreiro. Dois homens de 60 e 51 anos foram detidos e vários artigos usados para as fraudes foram apreendidos.
Corpo do artigo
Após diligências de investigação junto de um Centro de Exames de Condução no Barreiro, a PSP apurou que um examinando transportava oculto no vestuário um sistema de captação de imagem que transmitia em "streaming" para um cúmplice. Após ver as perguntas do exame, este, através de um mini-auscultador colocado no ouvido do examinando, indicava qual a resposta correta.
O examinando, de 60 anos, e o cúmplice, de 51, foram detidos por suspeita de falsidade informática, mais precisamente pela prática fraudulenta de realização de exames de condução com recurso a meios ilícitos. Foi possível apreender vários artigos informáticos na posse dos dois indivíduos e depois, numa busca, nomeadamente: telemóveis, vestiário modificado para acoplar minicâmaras, power banks, computador e outros equipamentos usados neste esquema fraudulento.
Em comunicado, a PSP diz acreditar que "desmantelou parte de uma rede criminosa que se dedica à obtenção de avultado lucro financeiro com a prática deste tipo de ilícito criminal, que aluga o equipamento e fornece o serviço de técnico por valores avultados".