A GNR deteve, em Mirandela e Felgueiras, três homens suspeitos de integrar uma rede que se dedicava ao tráfico de droga. Um dos elementos do grupo plantava e preparava a canábis, que depois era vendida nos distritos de Bragança, Vila Real, Aveiro e Porto.
Corpo do artigo
A operação, concretizada ontem após diligências efetuadas durante cerca de um ano pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Mirandela, permitiu "desmantelar uma rede organizada que se dedicava à plantação, preparação e venda de canábis. Um dos elementos dedicava-se à produção e preparação de canábis no concelho de Mirandela", refere a GNR, em comunicado divulgado esta quarta-feira.
A droga era depois vendida a vários revendedores da zona norte do país, que "procediam à sua venda a consumidores dos distritos de Bragança, Vila Real, Aveiro e Porto".
Foi dado cumprimento a dois mandados de detenção, cinco mandados de busca domiciliária e seis mandados de busca não domiciliária, nomeadamente, dois em armazéns e quatro em veículos, que permitiram a apreensão de 10 970 doses de canábis, cinco espingardas caçadeiras, uma espingarda carabina, duas pistolas de calibre 6.35, centenas de cartuchos e munições de diversos calibres, quatros armas brancas e um aerossol de defesa pessoal.
Durante as buscas a GNR apreendeu ainda, 2 610 euros em dinheiro, 105 euros em notas falsas, quatro balanças, diversos objetos e produtos utilizados para produzir, preparar e acondicionar canábis, dois computadores, quatro telemóveis, duas câmaras de vigilância e duas viaturas;
Os detidos serão ouvidos hoje, em primeiro interrogatório, no Tribunal Judicial de Mirandela.
A operação contou com o reforço dos Núcleos de Investigação Criminal de Bragança, Miranda do Douro e Felgueiras, do Núcleo de Apoio Operativo de Bragança, do Destacamento de Intervenção do Porto, das Equipas Cinotécnicas de Bragança e do Porto, dos postos territoriais de Mirandela e Vila Flor, do Núcleo de Proteção Ambiental de Mirandela e da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário de Mirandela.