Registadas 52 recusas de entrada no país e nove fraudes documentais em operação europeia

PSP recusou a entrada a 52 pessoas nos aeroportos de Lisboa e do Porto
Foto: Rita Chantre
A PSP mobilizou 874 polícias na operação europeia "Joint Action Day (JAD) Stopover 5", realizada entre os dias 2 e 8 de fevereiro, que resultou em 52 recusas de entrada em território nacional e na deteção de nove casos de fraude documental nos aeroportos de Lisboa e do Porto.
A ação foi coordenada pela Frontex, no âmbito da Plataforma Multidisciplinar Europeia Contra Ameaças Criminosas (EMPACT). O objetivo passou por reforçar o controlo nas fronteiras aéreas externas da União Europeia, com especial incidência na imigração ilegal, tráfico de seres humanos, tráfico de droga e fraude documental.
Em Portugal, a operação foi conduzida pela Unidade Nacional de Estrangeiros e Fronteiras (UNEF) da PSP, nos aeroportos Humberto Delgado, em Lisboa, e Francisco Sá Carneiro, no Porto.
Além das 52 recusas de entrada e das nove situações de fraude documental, foram ainda detetados dois casos em que eram utilizados documentos genuínos pertencentes a terceiros, identificado um facilitador no contexto de imigração ilegal e efetuada uma detenção por permanência ilegal em território nacional.
A PSP sublinha que a participação nesta operação reforça o compromisso no controlo das fronteiras externas e na cooperação com autoridades nacionais e agências europeias.

