Reinserção Social investe 30 mil euros nas salas de convívio dos centros educativos
A Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) vai investir 30.935 euros nos espaços de convívio dos seis centros educativos.
Corpo do artigo
Na semana passada, o “Correio da Manhã” noticiou que aquela celebrara um contrato com uma empresa em que se comprometia a pagar “um pouco mais de 30 mil euros para o fornecimento de cadeiras e sofás gaming (jogos de consola ou online)”, mas, questionada pelo JN, a DGRSP garantiu que as cadeiras de gaming constituem apenas uma parte do contrato e vão custar 1350 euros.
“Design mais adequado”
O referido contrato responde ao último relatório da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização dos Centros Educativos, que preconiza “a intervenção nas instalações dos espaços degradados e a humanização dos de convívio”.
Feito o levantamento das “necessidades de mobiliário para espaços comuns utilizados pelos jovens em cumprimento de medida de internamento”, a direção-geral liderada por Rui Abrunhosa Gonçalves decidiu comprar “cadeiras, sofás e também cadeiras gaming, por estas apresentarem um design mais jovem e adequado à população dos CE”. Estas cadeiras, explica fonte oficial, “não se destinam a ser utilizadas apenas para jogar videojogos, mas sim em espaços de atividade multimédia, cuja utilização se integra no sentido da intervenção preconizada na lei tutelar educativa”.
“Relativamente a custos, o valor total de aquisição destes equipamentos para os espaços de convívio é de 30.935 euros, dos quais 1350 euros representam o custo das seis cadeiras gaming (225 euros/unidade)”, diz a DGRSP.