Cristiano Ronaldo já demoliu a Casa do Caseiro, anexa à mansão que mandou construir na margem da Albufeira da Caniçada, no Gerês, devendo começar nos próximos dias o desmantelamento do campo de ténis/futebol, após confirmação judicial, da ilegalidade de ambas as construções. Todo o recheio do anexo, desde mobílias a eletrodomésticos, foi doado a famílias carenciadas.
Corpo do artigo
O capitão da seleção nacional, assim como o arquiteto da obra, João Pimenta, não responderão por crimes de falsificação de documentos e violação de regras urbanísticas, após prescrição confirmada judicialmente. Ronaldo escapou também ao julgamento que decorrerá em breve no tribunal de Braga por obras ilegais na área aquática protegida do Parque Nacional da Peneda-Gerês. São 31 arguidos acusados por 43 construções na Albufeira da Caniçada.
Cristiano Ronaldo é formalmente o dono da moradia, situada no lugar de Assento, freguesia de Valdosende, Terras de Bouro, que lhe custou quatro milhões de euros, mas terá vendido a propriedade, há dois anos, ao também internacional português Pepe, por menos 1,5 milhões. Por isso, é o jogador do Manchester United quem tem de resolver as ilegalidades do anexo e do campo de jogos. Está obrigado a demolir ambos até 21 de março do próximo ano e deixar os terrenos como estavam, bem como parte dos muros e das vedações.
No processo, um gesto de Cristiano deixou sensibilizadas as pessoas a população local. O futebolista decidiu doar todo o recheio do local, onde chegou a morar um seu primo, a famílias carenciadas da região. Camas, mesas, cadeiras, eletrodomésticos como máquina de lavar e frigorífico, além de vestuário e calçado, foram parar a casas pessoas que delas precisavam mais.
Várias ilegalidades
Tal como o JN tem vindo a reportar, o anexo e o campo de ténis/futebol estavam demasiado próximos das águas do rio Cávado, em terrenos de Reserva Ecológica Nacional (REN) e fazendo parte do domínio hídrico público. A Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) considerou estas ilegalidades insanáveis, pois, além disso, as construções foram feitas à revelia do projeto inicial aprovado em 2007 e violavam o Plano de Ordenamento da Albufeira da Caniçada.
Tudo indica que as obras de demolição sejam concluídas muito antes do prazo decidido pela Câmara Municipal de Terras de Bouro, a pedido de Cristiano Ronaldo. A Casa do Caseiro ocupa uma área de 115 metros quadrados e o campo de ténis 298,59. Era aqui que o craque também jogava futebol com os familiares e amigos.
Negócio
Mansão de CR7 agora ocupada por Pepe
A grande propriedade de CR7na Caniçada, em que se destaca uma mansão, é agora ocupada por Pepe. No entanto, continua registada em nome de Ronaldo, que é quem tem dado instruções aos seus advogados na gestão de todos os processos legais em curso.
Venda por dois milhões e meio
Há dois anos foi anunciada a venda a Pepe por dois milhões e meio de euros, propriedade onde CR7 terá gasto quatro milhões de euros, mas o negócio ainda não foi formalizado nas Finanças, Conservatória do Registo Predial ou Câmara Municipal.