A juíza de instrução criminal do Tribunal da Amadora decidiu ontem libertar o futebolista português Rúben Semedo, que tinha sido detido no domingo de madrugada por suspeita de violência doméstica, mas proibiu-o de se aproximar da vítima, sua namorada.
Corpo do artigo
O Ministério Público tinha pedido medidas de coação mais pesadas para o arguido, de 30 anos, que não é a primeira vez que surge associado a casos de violência, nomeadamente doméstica, mas nunca foi condenado em tribunal.
O arguido não foi proibido de se ausentar do país, pelo que - segundo anunciou ontem, à porta do tribunal, um homem que se identificou como seu agente - terá viajado, às 6 horas desta terça-feira, para o Catar, onde joga futebol profissional e já deveria ter regressado, após as férias de Natal. O futebolista, aliás, saiu do tribunal, de carro, com o alegado empresário de futebol.
MP pediu prisão para já
O arguido foi detido pela PSP na madrugada de domingo e passou a noite de domingo para segunda-feira nos calabouços da PSP. Foi levado para o Tribunal da Amadora na manhã de ontem, mas o interrogatório judicial só começou da parte da tarde.
O Ministério Público pediu que o arguido fosse impedido, com recurso a vigilância eletrónica, de se aproximar da vítima; mas ficaria em prisão preventiva até à instalação dos dispositivos da vigilância eletrónica. Além disso, o MP promoveu a apreensão do passaporte do arguido.
Cerca de duas horas depois, a juíza de instrução a quem o processo foi distribuído anunciou medidas de coação menos gravosas, decidindo, desde logo, libertar Rúben Semedo. Mas proibiu-o de contactar a ofendida diretamente ou por interposta pessoa e por quaisquer meios, inclusive por contacto telefónico, correio eletrónico ou SMS.
O futebolista vai manter o seu passaporte e poderá sair do país, mas, quando quiser voltar, terá de comunicar ao tribunal os períodos em que se encontrará em território nacional. E ficará obrigado ao afastamento, a pelo menos 150 metros, da ofendida. Para o efeito, serão usados meios técnicos de controlo à distância.
Rúben Semedo está indiciado de crime de violência doméstica, por atos praticados na noite de sábado para domingo. A namorada do futebolista tê-lo-á encontrado num restaurante, na Amadora, com outra mulher, o que desencadeou uma discussão entre o casal que terá continuado na casa do futebolista, em Santa Iria da Azoia, e envolvido agressões que terão causado alguns hematomas no corpo da vítima.