"Sabes nadar com algemas?". Oito militares da GNR suspensos por humilharem menor
Penas disciplinares de suspensão agravada - sete de 130 dias e uma de 150 - foram aplicadas a oito militares da GNR que, “no exercício de funções e em comunhão de esforços”, humilharam e violentaram psicologicamente um menor, de 17 anos, que os insultara, na zona de Vila Nova de Milfontes, Odemira.
Corpo do artigo
As penas foram ratificadas no mês passado pelo ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro. O caso remonta a 21 de julho de 2021. Às 4.58 horas daquele dia, os guardas estavam no Posto de Vila Nova de Milfontes e foram alertados para uma festa no parque de estacionamento da Praia do Malhão, com centenas de jovens e em violação das regras distanciamento social da covid-19. Ali chegados, o cabo Caetano e o guarda-principal Raposo aproximaram-se de um grupo (onde estava o menor de 17 anos), que cantava, entre outras expressões, “fuck the police” e “filhos da puta”.
O adolescente foi detido e levou, de um militar não identificado, pelo menos uma bastonada nas nádegas. A seguir, foi revistado e informado de que teria de acompanhar os guardas ao posto e que os pais teriam de ir lá buscá-lo, mas foi antes levado algemado numa carrinha de nove lugares até ao Porto das Barcas, junto ao mar.