Quatro jovens roubaram um homem na Baixa do Porto, na madrugada do último domingo, e ainda tentaram levar a vítima, à força, até uma caixa multibanco para a obrigar a levantar o máximo de dinheiro possível.
Corpo do artigo
Porém, no trajeto, cruzaram-se com uma carrinha da PSP e foram detidos. Dois dos homens já estavam obrigados a apresentações periódicas por crimes semelhantes e foram libertados.
A vítima, de 28 anos, caminhava na Rua do Rosário quando, pelas 3.45 horas, foi abordada por três rapazes, de 22, 23 e 24 anos, e uma rapariga, 23. Estes, sob ameaça, logo lhe exigiram o telemóvel e, perante a recusa da vítima, rodearam-na e retiraram-lhe o aparelho do bolso.
A seguir, e depois de perceber que o telemóvel tinha o MB Way (aplicação para pagamentos e transferência de dinheiro) instalado, o grupo obrigou o homem a caminhar até à caixa multibanco mais próxima. O intuito era obrigá-lo a levantar o máximo de dinheiro possível, mas, durante o trajeto, o homem viu uma carrinha da PSP e pediu ajuda.
Os jovens fugiram de imediato, mas não conseguiram escapar à perseguição da Polícia e foram detidos. Na revista que se seguiu, os agentes recuperaram o telemóvel da vítima e um segundo aparelho que também tinha sido roubado nessa madrugada.
Na esquadra, os agentes perceberam que dois dos detidos já estavam indiciados por crimes semelhantes, cometidos desde 2022, e permaneciam sob medidas de coação que lhes impunha apresentações periódicas na esquadra.
Residentes no Porto, os jovens foram levados a tribunal e libertados, ficando novamente obrigados a apresentarem-se regularmente na esquadra. Três dos detidos têm de ir à PSP três vezes por semana, enquanto o quarto elemento tem de se apresentar diariamente.