Um cidadão estrangeiro foi detido, no Aeroporto de Lisboa, ao abrigo de um mandado de captura internacional. Este fora emitido pela Interpol, a pedido da Venezuela, por obtenção ilícita de moeda e uso de documento falso, informou o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) nesta quarta-feira.
Corpo do artigo
Segundo o SEF, o passageiro, de 61 anos, foi detido, na terça-feira, 19 de setembro, depois de ter sido sujeito a um “controlo documental realizado à saída do avião”, no Aeroporto Humberto Delgado. Aquele controlo já tinha sido planeado pelas autoridades portuguesas e venezuelanas.
O suspeito já andava fugido pelo menos desde 2013, o ano em que foi emitido o mandado de detenção internacional. Agora, vai ser apresentado ao Tribunal da Relação de Lisboa para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação, informou o SEF.
Outras detenções
No mesmo comunicado, o SEF anunciou a detenção de outro estrangeiro, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. Este estava a embarcar num voo com destino a Manchester, no Reino Unido, com um bilhete de identidade e passaporte franceses falsificados.
Um juiz de instrução criminal no Tribunal Judicial da Maia vai decidir se o caso vai para julgamento sumário, ou se aplica medida de coação e o caso desce a inquérito para realização de diligências de investigação.
Ainda na terça-feira, a PSP também deteve um outro estrangeiro, de 35 anos, que estava “em situação de permanência ilegal em território nacional, não tendo cumprido a notificação de abandono do país em maio de 2023”. A polícia informou que o iria apresentar às autoridades judiciárias.