O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) deteve, no Aeroporto Humberto Delgado, um cidadão estrangeiro, sobre o qual pendia mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades dos Países Baixos, pela prática do crime de tráfico de droga. Quando foi intercetado tinha cocaína dissimulada em embalagens de produtos de higiene e beleza.
Corpo do artigo
Segundo comunicado divulgado, esta terça-feira, pelo SEF, "na sequência da detenção efetuada, atendendo à natureza do mandado [europeu] e ao trajeto que o passageiro efetuou, suspeitou-se que o mesmo pudesse transportar consigo substâncias ilícitas".
Assim, após ter sido recolhida a bagagem de porão, foi solicitada a colaboração da Autoridade Tributária e, através da realização de testes de despiste, confirmou-se que no interior de embalagens de produtos de higiene/beleza se encontrava cocaína.
"Perante as fundadas suspeitas da prática de um crime de tráfico internacional de estupefacientes, foi contactada a Polícia Judiciária, a qual viria a deter o cidadão e a apreender a substância suspeita", refere o SEF.
O traficante foi ouvido em primeiro interrogatório judicial, tendo ficado em prisão preventiva. Será, ainda, ouvido no Tribunal da Relação de Lisboa no âmbito do mandado de detenção europeu.