O Sindicato dos inspetores do SEF promove, esta sexta-feira no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, um debate sobre o futuro da segurança interna, tendo em conta a extinção do SEF, no próximo mês de outubro.
Corpo do artigo
“A Nova Arquitetura do Sistema de Segurança Interna – Pós Reafetação das Competências do SEF” é o tema do congresso de 2023 do Sindicato da Carreira de Investigação e Fiscalização do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SCIF-SEF. O congresso arranca esta sexta-feira, com intervenções do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, da ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro e da ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.
“Agora que a passagem dos inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – SEF para a Polícia Judiciária (PJ) é oficial, com a publicação a 2 junho do Decreto-Lei nº 40/2023, todos – seja os que vão chegar à PJ, seja os que já lá estão – devem concentrar-se em trabalhar num futuro bom para a instituição e para a investigação criminal e segurança do país”, afirma Acácio Pereira, presidente do SCIF-SEF. “Todos os inspetores devem empenhar-se em minimizar os atritos que venham a ser causados pela entradas dos novos inspetores na PJ vindos do SEF.”
No dia 23 de junho, sexta-feira, a conferência terá início às 09:00 no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade de Lisboa, no auditório Óscar Soares Barata.