As autoridades nacionais realizaram esta madrugada de sexta-feira uma ação de combate ao narcotráfico em águas a sul de Portugal que resultou na detenção de seis suspeitos e na apreensão de três embarcações de alta velocidade, 1,1 toneladas de haxixe e 20 jerricans de combustível.
Corpo do artigo
As lanchas rápidas foram detetadas a cerca de 80 milhas náuticas, aproximadamente 148 quilómetros a sul de Portugal, e rapidamente intercetadas e abordadas pelas autoridades nacionais. Participaram na ação dois navios da Marinha Portuguesa, uma aeronave da Força Aérea e três meios náuticos, dois da Polícia Marítima e um da Marinha, operado por Fuzileiros.
No interior das três lanchas apreendidas estavam 41 fardos de haxixe (cerca de 1,1 toneladas) e 20 jerricans de combustível. Os seis suspeitos detidos são homens de nacionalidades espanhola, francesa e marroquina e têm entre os 24 e os 48 anos. Foram sujeitos aos necessários procedimentos tendentes à sua identificação e consequentes formalismos de tramitação legal.
A embarcação que continha o produto estupefaciente foi conduzida para terra, a fim de se efetuarem as diligências de investigação e entrega à Diretoria do Sul da Polícia Judiciária.
A Autoridade Marítima Nacional, a Marinha e a Força Aérea Portuguesa desenvolvem continuamente missões de combate ao narcotráfico no Algarve, tendo desde o início do ano efetuado a detenção de 72 pessoas, apreensão de 31 embarcações de alta velocidade com cerca de 31 toneladas de produto estupefaciente.