Seis homens detidos pela Polícia Judiciária de Braga, por suspeita de tráfico internacional de cocaína, ficaram em prisão preventiva, por decisão de uma juíza tomada ao início da noite de sexta-feira. Em Barcelos, foram apreendidos 140 quilos de cocaína, escondidos em dois contentores com bananas.
Corpo do artigo
Os seis detidos são estrangeiros, com nacionalidades espanhola, holandesa, dominicana e norte-americana. Foram detidos pela PJ de Braga, apoiada pela congénere espanhola, entre Barcelos e Esposende. Faltará ainda deter outro estrangeiro e dois portugueses.
Os 140 quilos de cocaína apreendidos chegaram pelo porto de Leixões, com destino a uma base logística da rede, na Apúlia, em Esposende. Foi aqui que foi apanhado o líder do grupo, o galego Manuel Mariano Duran Gonzalez.
Um suspeito, Adan Vol, fazia foi detido quando fazia contravigilância, no acesso a um armazém de frutas em Gilmonde, Barcelos. Já Yunior Suazo, Pedro Garcia, Kurvin Berngonje e Frank Canela foram detidos quando se preparavam para retirar do fundo falso de dois contentores de bananas, com recurso a rebarbadoras, sacos que continuam um total de 140 quilos de cocaína, em elevado grau de pureza. A droga é oriunda do Equador
Uma semana antes desta operação, as autoridades espanholas apreenderam, no Porto de Algeciras, mais de 700 quilos de cocaína, que também teria como destinatário um importador com sociedades comerciais e um armazém na freguesia de Gilmonde, em Barcelos.