Simulavam acidentes para burlar idosos e iam às suas residências furtar milhares de euros

GNR deu cumprimento a três mandados de busca domiciliária e quatro em veículos
Foto: Carlos Carneiro
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, na quarta-feira, nos distritos de Santarém e Coimbra, três homens suspeitos de simularem acidentes para burlar idosos, obrigando-os a pagar pelos supostos danos nas viaturas.
Em comunicado, a GNR adianta que os homens confrontavam as vítimas com a simulação de acidentes de viação, induzindo-as a acreditar que tinham provocado danos nas viaturas.
Coagiam então as vítimas para que lhes entregassem elevadas quantias em dinheiro para fazer face à alegada reparação dos danos no veículo. "Da investigação, apurou-se que os alvos eram previamente selecionados, em razão da sua idade, tratando-se de vítimas especialmente vulneráveis", indica a GNR.
Existiram casos em que os suspeitos se deslocavam às residências das vítimas, onde executavam furtos, durante os quais subtraíram dezenas de milhares de euros.
No seguimento da ação foi dado cumprimento a dois mandados de detenção, assim como três mandados de busca domiciliária e quatro em veículos, tendo sido detido um terceiro suspeito por posse de arma proibida.
No decorrer da ação, foram apreendidos 3045 euros em numerário, um revólver, três armas de fogo, 87 munições de vários calibres e dois telemóveis.
Dois dos homens, com 18 e 25 anos, foram detidos por burla qualificada e o terceiro de 23 anos por posse de arma proibida.
Os detidos serão presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Judicial de Braga, para aplicação das medidas de coação.
