O site do Sindicato Independente Livre da Polícia (SILP) foi alvo de um ataque informático, nesta quarta-feira. A direção da organização sindical garante que os piratas informáticos não conseguiram aceder a nenhum dado pessoal dos associados, além de dois endereços eletrónicos, mas avisa que a imagem do SILP está a ser partilhada em fóruns frequentados por hackers, para ser usada em tentativas de phishing.
Corpo do artigo
Em menos de dois meses, é a segunda vez que o site do SILP é atacado. Na primeira ocasião, os piratas informáticos tentaram controlar o espaço virtual deste sindicato e agora o objetivo era aceder aos dados dos associados.
O presidente do SILP, Paulo Monteiro, assegura que nenhum desses objetivos foi alcançado. "Não conseguiram aceder à base de dados. Nunca foi colocado no site informações pessoais dos associados, além dos seus emails", explica.
O dirigente associativo acrescenta que o último ataque informático foi efetuado através da conta de um dos associados e que, por esse motivo, os piratas informáticos não conseguiram aceder aos menus controlados exclusivamente pelos administradores do site.
Paulo Monteiro alerta, no entanto, que os hackers estão a usar a imagem do site do SILP num email de phishing. "A imagem foi distribuída em diversos fóruns frequentados por hackers e está a ser utilizada para tentar recolher dados pessoais dos internautas", afirma.
O SILP irá denunciar o ataque informático ao Ministério Público.