Um homem, com 39 anos, foi baleado, no final da tarde de terça-feira, junto do Bairro do Cerco do Porto, em Campanhã. A vítima, um suspeito de ter efetuado vários assaltos violentos com outros três indivíduos, acabou por falecer no local. A Polícia Judiciária (PJ) está a investigar.
Corpo do artigo
De acordo com informações recolhidas pelo JN, os quatro suspeitos, dois homens e duas mulheres, circulavam na Alameda de Cartes quando se aperceberam da presença de uma viatura descaracterizada da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Gaia.
Como a viatura era roubada, os polícias tentaram pará-la, mas o condutor abalroou o carro da PSP. Alguns relatos recolhidos pelo JN descrevem que houve uma troca de tiros.
De acordo com a PSP, o carro suspeito era “uma viatura anteriormente roubada pelo método de carjacking e suspeita de ter sido utilizada em vários roubos a postos de abastecimento de combustível”, acrescentando que, “em circunstâncias ainda não esclarecidas, polícias envolvidos na abordagem efetuaram vários disparos contra a viatura, atingindo dois dos ocupantes”.
Um deles, com 39 anos, acabou por morrer no local, enquanto o outro foi atingido num braço, tendo sido transportado ao hospital.
Depois do tiroteio, os agentes da PSP acionaram os meios de socorro, assim como a PJ.
O grupo é suspeito de ter cometido diversos roubos nas últimas semanas, nas zonas de Santa Maria da Feira, Paredes e outros concelhos da região do Porto. Um dos últimos alvos foi uma bomba de gasolina, na manhã de terça-feira.
Em comunicado, a Direção Nacional da PSP revelou que "foi determinada a abertura de processo de inquérito".