
Material apreendido ao suspeito de burlas "Olá Mãe, Olá Pai"
Foto: GNR
Um homem de 26 anos, suspeito de burla qualificada e branqueamento de capitais, foi detido, em flagrante delito, pela GNR em Braga. Tinha mais de 15 mil cartões telefónicos e dois equipamentos com 128 "slots" que utilizava em burlas "Olá Mãe, Olá Pai".
Corpo do artigo
Segundo a investigação da GNR de Albufeira, o detido pertencia a uma rede criminosa dedicada a burlas qualificadas e branqueamento de capitais. Os militares conseguiram localizar e deter o suspeito na passada quinta-feira e realizaram duas buscas domiciliárias em Gondomar e Braga.
Foram apreendidos dois equipamentos com 128 "slots" destinados a comunicações em massa, utilizados no esquema de burla conhecido como "Olá Mãe, Olá Pai", bem como noutros crimes praticados através da plataforma Telegram. "Os equipamentos encontravam-se em pleno funcionamento aquando da intervenção policial", adianta a GNR, em comunicado.
Foi ainda possível apreender 15.111 cartões SIM de uma operadora nacional, vinte cartões bancários, 19 pen drives, dez computadores, cinco telemóveis, cinco discos rígidos. Foram igualmente identificadas cerca de uma dezena de carteiras de criptomoeda, utilizadas para o movimento de capitais provenientes da atividade criminosa.
O detido foi apresentado a primeiro interrogatório no Tribunal de Portimão. Ficou sujeito a apresentações semanais no posto policial da sua área de residência.
A operação contou com o reforço das estruturas de investigação criminal dos Comandos Territoriais de Faro, Porto e Braga.

