Um homem de 42 anos foi detido pela PSP de Cascais após uma atribulada fuga por quintais e jardins que terminou numa garagem. É suspeito de dezenas de furtos de Leiria a Oeiras. A PSP já o tinha tentado deter por duas vezes, mas conseguira escapar, danificando quatro viaturas policiais e abalroando um agente.
Corpo do artigo
O suspeito, amplamente referenciado por crimes contra o património, furtava viaturas de alta cilindrada. Depois, cometia furtos nos estabelecimentos e fugia nos veículos furtados. Normalmente, fazia-se acompanhar da namorada que foi constituída arguida e sujeita a termo de identidade e residência. Na investigação de quatro meses foi possível reunir cerca de vinte inquéritos por ilícitos cometidos em Leiria, Torres Novas, Nazaré, Vila Franca de Xira, Oeiras e Cascais.
Por duas vezes, em dezembro e janeiro, foi detetado a conduzir viaturas furtadas. Os polícias abordaram-no mas este dirigiu os veículo que conduzia deliberadamente contra eles e as viaturas policiais, tendo danificado quatro veículos - dois caracterizados e dois descaracterizados afetos às equipas de investigação criminal. Numa das fugas, chegou mesmo a abalroar um polícia que sofreu ferimentos ligeiros.
Estava escondido noutro prédio a 500 metros da sua casa
Fruto dos elementos de prova carreados no decorrer da investigação, foi emitido um mandado de busca domiciliária à residência do suspeito. O visado não se encontrava em casa, mas após diligências foi possível localizá-lo, escondido num outro prédio a cerca de 500 metros de distância. Ao se aperceber de que tinha sido detetado, fugiu tendo invadido e saltado por diversos quintais e jardins de residências. Acabou por ser confinado e detido no interior de uma garagem, pelas 11.15 horas de 19 de março.
Foi apresentado ao Tribunal de Instrução Criminal de Cascais, sendo-lhe aplicada a medida de coação mais gravosa, a de prisão preventiva, ordenando o Tribunal a sua condução ao Estabelecimento Prisional de Caxias. Está indiciado por, pelo menos, 18 crimes de furto qualificado e dois de violência após subtração/roubo.