Um homem de 25 anos, sobre quem pendia um mandado de detenção europeu por suspeitas de ter matado, em setembro, um agente dos serviços municipais de Grenoble, em França, foi esta quinta-feira localizado e detido pela Polícia Judiciária (PJ) na Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga.
Corpo do artigo
O agente dos serviços municipais de Grenoble, de 49 anos, foi atingido com dois tiros no peito, na sequência de uma altercação, ocorrida após um acidente rodoviário. De acordo com o relato da imprensa francesa, o suspeito, “conduzindo um carro de matrícula polaca, embateu, a grande velocidade, numa viatura que estava parada num sinal vermelho”. Segundo o procurador francês, o condutor estava embriagado e disparou sobre um funcionário municipal, pai de duas crianças, quando este tentava impedi-lo de fugir.
A Judiciária acrescenta que o detido, de nacionalidade estrangeira e com antecedentes criminais por crimes violentos, refugiou-se no região norte de Portugal, após os factos, "vindo agora a ser detido, em resultado das diligências policiais entretanto desenvolvidas".
O homem será apresentado às autoridades judiciárias para ser extraditado.