Dois homens, com 26 e 46 anos, foram detidos por furto num restaurante no centro histórico de Lisboa. Entraram por uma montra partida e levaram a máquina de pagamento automático e telecomandos das televisões que pretendiam furtar de seguida. Foram apanhados pela PSP quando fugiam com os artigos furtados num caixote do lixo.
Corpo do artigo
Uma patrulha em policiamento discreto numa rua conhecida por ter vários restaurantes apercebeu-se de um indivíduo referenciado por vários furtos na zona. Estava acompanhado de outro suspeito e ambos empurravam um caixote do lixo.
Os polícias estranharam e foram ao encontro da dupla. Quando se aproximaram, ouviram um tilintar de moedas vindo do interior do caixote de lixo. Abordaram os suspeitos e aperceberam-se de que no interior do caixote estava uma máquina de pagamento automático contendo diversas moedas.
Perante os indícios de furto, os polícias realizaram uma vistoria às redondezas e acabaram por encontrar um restaurante com a montra partida. No interior, estava uma pedra da calçada enrolada num colete refletor, presumivelmente utilizada para partir o vidro do estabelecimento.
Iam regressar para levar televisões
Os dois suspeitos terão aproveitado o facto de a montra já estar danificada para entrar no restaurante e furtar a máquina de pagamento e comandos das televisões, planeando regressar para levar os próprios aparelhos televisivos. A caixa de pagamento automático subtraída foi avaliada em cerca de quatro mil euros e continha, no seu interior, 250 euros em numerário. Os danos provocados na montra do estabelecimento, alegadamente causados por outros suspeitos ainda não identificados, ascendem a cerca de 1500 euros.
Os detidos foram presentes à autoridade judiciária competente para efeitos de primeiro interrogatório. Um ficou com apresentações semanais e o outro foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa a fim de cumprir uma pena de prisão efetiva que tinha pendente.