Toxicodependente condenado a 20 anos de prisão por 28 facadas a taxista
Um homem foi condenado a 20 anos de prisão pelo homicídio de Edimilson de Matos, taxista de 44 anos, numa emboscada montada, em Sintra, para roubar dinheiro à vítima e satisfazer o vício da droga. Em decisão deste mês, o Tribunal de Sintra condenou o arguido por homicídio qualificado, roubo e detenção de arma proibida.
Corpo do artigo
O taxista Edimilson de Matos, antigo radialista brasileiro que estava há 20 anos em Portugal, fazia serviços noturnos. Na madrugada de 29 de dezembro de 2022, aceitou um serviço com destino numa rua pouco movimentada da aldeia de Cabra Figa e foi aqui atacado por André Rodrigues, de 30 anos, com quase 30 facadas.
O tribunal concluiu que o suspeito, “pretendendo angariar dinheiro para obter produtos estupefacientes, formulou o propósito de abordar condutores de veículos de aluguer (…) e de fazer seus objetos e valores que os mesmos tivessem consigo”. Para isso, acrescentou, telefonou à Central Rádio Táxis Costa do Sol/Cascais e pediu um carro para a Rua da Torre, em Cascais. O destino era a Rua Principal, em Cabra Figa, Rio de Mouro.