Um homem foi acusado de vários crimes por ter ameaçado e injuriado, em plena sala de audiências do Tribunal de Aveiro, os magistrados do Ministério Público e judiciais, quando foi condenado numa pena de prisão por tráfico de estupefacientes, anunciou esta quarta-feira a Procuradoria-Geral Distrital (PDG) do Porto.
Corpo do artigo
De acordo com a acusação deduzida pelo Ministério Público em 12 de fevereiro, o arguido vai responder pela prática, em concurso efetivo, dos crimes de perturbação de funcionamento de órgão constitucional, ofensa a organismo, serviço ou pessoa coletiva, injúria agravada e ameaça agravada.
Os factos remontam a 30 de maio de 2022, quando o arguido ouviu os magistrados do Juízo Central Criminal de Aveiro sentenciá-lo numa pena de prisão. Desagradado com a sua sorte, o homem ameaçou, injuriou e fez "gestos na direção daqueles" juízes.
Ainda segundo a PGD, o arguido logrou "perturbar o normal funcionamento do Tribunal, através da provocação de tumultos, de desordens e com vozearias na sala de audiências, e atingir a honra e dignidade profissional dos presentes".