Traficante que fugiu ao ser transportado para cadeia dinamarquesa detido em Lisboa

Wisam El-Debess estava a ser procurado desde agosto
Foto: Direitos Reservados
Um traficante de haxixe, de 26 anos, conseguiu fugir, em agosto deste ano, durante o transporte para uma prisão dinamarquesa e escondeu-se em Marrocos. Nesta segunda-feira, foi detido no Aeroporto Humberto Delgado à saída do avião que acabara de aterrar em Lisboa. Viajava com o nome verdadeiro, o mesmo que estava impresso num mandado de detenção europeu.
Corpo do artigo
Wisam El-Debess, de 26 anos, tem ascendência libanesa, nacionalidade dinamarquesa e problemas com a justiça deste país europeu desde 2021. Nesse ano, foi condenado a vários anos de prisão, mas nunca se apresentou às autoridades locais para cumprir a pena.
Só em agosto deste ano é que seria detido. Durante uma busca a uma casa, feita às 4.36 horas, a Polícia dinamarquesa encontrou mais de 55 quilos de haxixe, quase quatro mil euros em notas e ainda o fugitivo.
Wisam El-Debess foi levado ao Tribunal de Arhus no dia seguinte e, durante um julgamento sumário, condenado a dois anos e três meses de prisão. No entanto, não chegaria a entrar na cela. Durante o transporte para a cadeia, o traficante conseguiu fugir em circunstâncias que as autoridades locais nunca revelaram.
Em 15 de agosto, a Polícia dinamarquesa emitiu um alerta com o nome do fugitivo, idade, características físicas e roupa que vestia na altura da fuga. Mesmo assim, nunca mais ninguém conseguiu localizar Wisam El-Debess. Até esta segunda-feira.
O dinamarquês com ascendência libanesa viajava num avião que partiu de Marrocos com destino a Lisboa e o seu verdadeiro nome constava no manifesto de voo. Por esse motivo, quando os inspetores da Unidade de Informação Criminal da Polícia Judiciária compararam, como habitualmente fazem, a lista dos nomes dos passageiros com os mandados europeus de detenção ativos rapidamente detetaram Wisam El-Debess.
E quando o avião oriundo de Marrocos aterrou no Aeroporto Humberto Delgado avançaram para a sua detenção. O fugitivo não resistiu e, nesta terça-feira, foi levado ao Tribunal da Relação de Lisboa e ficou em prisão preventiva.

