Um homem de 24 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) pela presumível autoria de crimes de pornografia de menores ocorridos desde outubro de 2022 com recurso à utilização de plataformas informáticas.
Corpo do artigo
Segundo a PJ, a investigação, titulada pelo Ministério Público de Santa Maria da Feira, iniciou-se a partir da sinalização por entidades internacionais relativas à posse e à partilha de conteúdos envolvendo pornografia de menores em plataformas online.
"O homem terá efetuado uploads que foram detetados por aquelas entidades como estando registadas no nosso país. Na sequência de diligências de obtenção de prova, encontraram-se na posse deste homem inúmeros conteúdos multimédia de pornografia envolvendo menores que este obtinha e partilhava através de aplicações informáticas de conversação instantânea", informou, esta segunda-feira, aquele órgão de polícia criminal.
Após ser apresentado a primeiro interrogatório judicial, o detido, sem antecedentes criminais, ficou sujeito a apresentações bissemanais às autoridades e está proibido do exercício de atividades profissionais que envolvam contacto com menores.