Sempre que saía de casa, deixava a companheira trancada em casa, com uma corrente na porta, grades nas janelas, e uma quantidade diminuta de comida para todo o dia. A vítima conseguiu falar com a PSP através de um estore semiaberto e o companheiro, com 68 anos, foi detido por violência doméstica, em Marvila.
Corpo do artigo
Os policias foram chamados, no dia 29 do mês passado, cerca das 9.10 horas, para uma alegada situação de desavenças entre vizinhos, mas encontraram um cenário bem diferente, quando se depararam com a porta de entrada da residência trancada com uma corrente e as janelas fechadas com gradeamento.
Uma vizinha afirmou aos agentes que a moradora ficava trancada sempre que o seu companheiro se ausentava da residência.
A vítima falou com os polícias através de um estore semiaberto, tendo confirmado o relatado pela vizinha e acrescentando que o seu marido apenas lhe deixava uma pequena quantidade de comida para ingerir durante todo o dia.
Pouco depois o suspeito apareceu, tendo aberto a corrente e permitido a entrada na residência aos polícias, referindo que apenas tomava aquelas precauções para "proteger a vítima de si mesma", mas "elevando o tom de voz sempre que esta tentava falar".
"Foi então possível verificar que a residência se encontrava com claros sinais de sujidade, sem quaisquer condições de habitabilidade. Perante todos os factos foi de imediato dada voz de detenção ao suspeito naquele local e diligenciado para que a vítima fosse transportada para junto de uma filha em segurança", revelou a PSP, em comunicado hoje divulgado.
O homem foi ouvido em primeiro interrogatório judicial, tendo ficado com Termo de Identidade e Residência.