Transparência lança campanha para angariar seis mil euros para fiscalizar promessas sobre corrupção
A Transparência Internacional Portugal lançou uma campanha para angariar seis mil euros destinados à criação de um Observatório de Monitorização das Promessas Eleitorais para o Combate à Corrupção (Observa PEC). Em três dias, a associação conseguir recolher 490 euros, doados por seis apoiantes.
Corpo do artigo
"O Observatório tem como objetivo principal acompanhar e analisar as iniciativas dos partidos políticos e do Governo, no combate à corrupção, à luz da promessas eleitorais constantes nos programas dos partidos políticos com assento parlamentar", lê-se na descrição da campanha de "crowdfunding" com duração de dois meses, aberta no site PPL a 1 de agosto deste ano, 2024.
O objetivo, lê-se no site da Transparência Internacional Portugal, presidida por Margarida Mano, é que o Observa PEC seja constituído "até ao final deste ano". A recolha de fundos decorre até às 18 horas de 30 de setembro.
De acordo com a página da iniciativa no PPL, três mil dos seis mil euros destinar-se-ão à "contratação de um assistente de projeto, para ajudar na implementação e acompanhamento da fase inicial do Observatório". Outros mil serão para "custos relacionados com a logística de criação" do Observa PEC, como a elaboração de "um plano de ação, a monitorização e acompanhamento de iniciativas de Governo e partidos" e os gastos em "despesas de comunicação".
Já os restantes dois mil euros serão aplicados na disponibilização e respetiva manutenção de "um portal online para registo e monitorização das medidas anticorrupção". A previsão é de que quer o Observatório quer este portal funcionem até ao fim da presente legislatura.
O atual Governo tomou posse a 2 de abril deste ano, na sequência da vitória, nas legislativas antecipadas de 10 de março, da coligação Aliança Democrática (AD), liderada pelo social-democrata Luís Montenegro, atual primeiro-ministro. O mandato tem a duração de quatro anos e, entre as medidas já tomadas pelo Executivo, está a apresentação de um pacote anticorrupção, com 32 medidas a implementar.