A PSP do Porto apreendeu esta quarta-feira mais de 120 quilos de haxixe avaliados em cerca de 150 mil euros, ao preço de mercado, a um transportador e ao cabecilha de uma rede de tráfico numa operação iniciada ainda pelas 16 horas de terça-feira. A droga tinha como destino pequenos traficantes dos bairros da cidade.
Corpo do artigo
"Trata-se de um indivíduo, de 50 anos e residente em Lisboa, que fazia chegar grandes quantidades de haxixe ao Porto, que eram depois distribuídas aos traficantes de menor monta dos bairros da cidade pelo líder e cabecilha, de 27 anos", afirmou em conferência de imprensa, esta quarta-feira, o comissário da PSP Sousa Pereira.
A operação da Divisão de Investigação Criminal, que culminou com a agora detenção dos dois indíviduos, iniciou-se em outubro do ano passado e prossegue, mas a PSP acredita que o cabecilha, sem cadastro, adquiria e distribuía, "por si só", quantidades muito elevadas de estupefaciente.
No total, foram realizadas oito buscas domiciliárias e não domiciliárias em Vila Nova de Gaia e na Maia, tendo sido apreendidos mais de 120 quilos de haxixe, dois quilos de liamba, três mil euros em notas do BCE, três viaturas, uma máquina de contar dinheiro, duas balanças de precisão, entre outros objetos utilizados na venda direta de estupefacientes.
Os dois detidos serão apresentados esta quinta-feira de manhã a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal do Porto para aplicação das medidas de coação.