Três crianças hospitalizadas por consumirem gomas de haxixe deixadas no frigorífico
Três crianças, um menino de nove anos e duas meninas de dez, tiveram que ser assistidas no hospital, ontem, depois de terem consumido, acidentalmente, gomas de haxixe, em casa de um familiar, em Paços de Ferreira. Uma quarta criança também consumiu o produto, mas não precisou de tratamento hospitalar.
Corpo do artigo
O caso ocorreu este domingo. Ao que o JN apurou, as quatro crianças, familiares entre si, estavam em casa da avó, quando se aperceberam da existência de gomas no frigorífico e perguntaram se podiam as comer. Desconhecendo de que se tratava de gomas de haxixe, e achando tratar-se de gomas normais, a mulher autorizou as crianças a consumirem o produto estupefaciente.
Pouco depois, três das crianças, já nas suas casas, situadas em duas freguesias do concelho de Paços de Ferreira, começaram a sentir os efeitos do produto estupefaciente. Foram alertados os Bombeiros Voluntários de Freamunde, que fizeram o transporte das crianças para o Hospital Padre Américo, em Penafiel.
As duas meninas receberam alta clínica ainda no dia de domingo, enquanto o menino só saiu do hospital esta segunda-feira.
Ao que o JN apurou, a droga pertenceria aos pais de uma das crianças teria um teor ilegal de THC, a substância psicoativa da canábis.
A GNR esteve no local a tomar conta da ocorrência e investiga agora o caso, que já foi comunicado ao Tribunal e à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
Na Internet encontra-se à venda este tipo de gomas, com canabinóides, mas com percentagens de THC interiores a 0,2%. Estas gomas têm uso medicinal e são legais.