Uma megaoperação da PSP de Braga foi desencadeada às primeiras horas da manhã destra terça-feira visando membros das claques ligadas ao Sporting de Braga. A investigação está relacionada com os últimos incidentes, com adeptos do Vitória de Guimarães.
Corpo do artigo
A PSP deteve três suspeitos por violência nos jogos de futebol, e ainda por tráfico de droga, tendo sido apreendidas cerca de 8.500 doses de cocaína e outros estupefacientes, como 10 mil doses de anfetaminas e 30 doses de MDMA.
Foram também confiscados dois bastões extensíveis, duas soqueiras, uma munição de arma de fogo, cinco telemóveis, assim como artigos pirotécnicos e diverso material associado à ideologia Ultra, para além de 2.935 em dinheiro.
Em comunicado, o Comando Distrital de Braga da PSP confirmou a operação, adiantando terem sido realizadas três detenções, através de seis buscas domiciliárias, em Braga, "na sequência de diversos episódios de violência nos complexos desportivos e áreas circundantes, com vista à obtenção de prova em vários processos-crime, todos relacionados com a violência no desporto".
"Os visados estão indiciados por se terem associado para a prática de diversos crimes, em especial contra as pessoas", referiu a PSP de Braga, salientando que "o combate aos fenómenos de violência no desporto, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, assume um papel importante e determinante no sentido de afastar do desporto todos aqueles que, pelos seus comportamentos contrários à lei, prejudicam e afastam quem quer usufruir de um espetáculo saudável e festivo".
"Esta operação é mais um contributo da PSP para que o desporto se eleve no estrito cumprimento da lei e na salutar convivência entre todos", de acordo com a PSP de Braga, destacando-se o material apreendido relacionado com crimes de tráfico de droga.