Tumultos foram registados na madrugada de quinta-feira, à porta do recinto da festa estudantil, que decorre no campus universitário. Alegados agressores ainda por identificar.
Corpo do artigo
A equipa de segurança do recinto da Semana do Enterro da Universidade de Aveiro, que está a decorrer no campus universitário desde o dia 26 de abril e termina este sábado, acabou com uma rixa, na madrugada de quinta-feira, em que pelo menos três estudantes foram agredidos. As imagens do desacato – ao qual a PSP foi chamada a intervir – acabaram divulgadas nas redes sociais por um jovem que estava presente no local. No entanto, ao que tudo indica, os alegados agressores ainda não foram identificados.
Joana Regadas, presidente da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv), entidade organizadora da festa estudantil, confirmou a ocorrência do episódio. “De facto, aconteceu, junto às bilheteiras. Foram acionadas as forças policiais, que demoraram a aceder ao local, e quem interveio foi a nossa equipa de segurança, que tratou de imediato de retirar, para dentro do recinto, três estudantes que estavam a ser vítimas de agressão, para sua proteção imediata”, adiantou a dirigente associativa.
Nas imagens a que o JN teve acesso, onde é percetível que o dia já começava a amanhecer, veem-se dois jovens, pelo menos, a serem atirados ao chão e pontapeados, com outros intervenientes a tentaram parar os confrontos, entre gritos – perante a passividade de quem está a gravar e que diz, a rir, estar a assistir na “front line” (linha da frente).
“Não sabemos quem são os agressores, porque quando os nossos seguranças tentaram ir ao encontro deles, depois de retiraram os três estudantes agredidos para dentro do recinto, eles já tinham saído do local. Estamos a tentar perceber, junto da polícia, se foi efetivada queixa”, adiantou, ainda, Joana Regadas. Segundo a presidente da AAUAv, acabou por ser chamado socorro médico, mas os estudantes em causa viriam a recusar auxílio.