Cerca de três toneladas de haxixe e uma embarcação de alta velocidade (EAV) foram apreendidas no rio Guadiana, em Vila Real de Santo António, na madrugada desta sexta-feira. A operação foi realizada pela Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR.
Corpo do artigo
A EAV foi detetada ao final da noite de quinta-feira quando se preparava para entrar na barra do rio Guadiana. Segundo fonte da UCCF, “evidenciava um comportamento suspeito” e navegava sem luzes de sinalização. Uma patrulha do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão foi acionada para seguir, intercetar e abordar a embarcação, o que acabou por acontecer.
Após se aperceberem da presença da GNR, os suspeitos encetaram a fuga a pé para território espanhol e abandonaram a “lancha voadora”, com 12 metros de comprimento, que continha a bordo 80 fardos de haxixe, num total de 2997 quilos. Além da droga, foi apreendida a EAV, cinco jerricans de combustível, diverso equipamento eletrónico e material de navegação.
A operação acabou por decorrer durante a madrugada e manhã desta sexta-feira, com várias diligências, no rio e em terra, para detetar eventuais suspeitos, mas sem sucesso.
A lancha foi detetada durante uma ação coordenada de patrulhamento, entre o Sistema Integrado de Vigilância Exterior (SIVE) da Guardia Civil de Espanha e do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) da GNR.
Os factos foram comunicados ao Departamento de Investigação e Ação Penal de Vila Real de Santo António.