Tribunal julga mais um processo por tráfico na cadeia de Paços de Ferreira
Arrancou esta segunda-feira, no Tribunal de Penafiel, um julgamento que senta no banco dos réus nove arguidos, reclusos e ex-reclusos do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira, acusados dos crimes de tráfico de droga, extorsão e branqueamento de capitais.
Corpo do artigo
A investigação culminou em 2019 com a “Operação Entre Grades”. Já foram julgados e condenados vários guardas prisionais e reclusos, por liderarem uma rede ilegal que introduzia droga e telemóveis no interior da cadeia. Agora, mais nove arguidos – quatro reclusos, quatro ex-reclusos e a mãe de um deles, começaram a ser julgados, por suspeitas de crimes da mesma natureza.
No arranque do julgamento, apenas um dos arguidos – que já foi arguido no processo resultante da “Operação Entre Grades” e foi condenado a um ano e meio de pena suspensa, já cumprido – quis prestar declarações. Cristiano Pereira pediu ao tribunal, com sucesso, para falar na ausência dos restantes arguidos, por temer pela sua integridade física, depois de ter recebido ameaças de morte.