Três homens, entre os 18 e os 21 anos, foram detidos em flagrante delito pela PSP na freguesia do Lumiar, em Lisboa, por serem suspeitos da prática do crime de roubo na forma tentada, anunciou esta quinta-feira o Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis).
Corpo do artigo
O caso ocorreu no sábado quando um dos lesados se preparava para transacionar uma trotineta, no valor de 1300 euros, que tinha posto à venda na plataforma digital OLX. Após ter recebido uma chamada de um interessado, o jovem de 18 anos, acompanhado do pai, marcou um encontro para concretizar o negócio, que decorreu na rua junto de sua casa.
Aí, progenitor e filho contactaram com dois interessados, que experimentaram o objeto. No entanto, quando se preparavam para finalizar o negócio, surgiu um terceiro indivíduo "que tentou subtrair com violência a trotineta". A PSP veio, mais tarde, a constatar que este homem tinha atuado em grupo com os dois interessados.
"Quando os lesados se aperceberam que estavam a ser vítimas de um roubo, procuraram defender o seu bem, vindo um deles a ser agredido com um soco na cara, momento em que os suspeitos encetaram fuga, deixando a trotineta caída no solo", informou o Cometlis.
Na fuga, refere a PSP, "os suspeitos foram perseguidos por uma testemunha, que alertou os polícias do local onde os mesmos se procuraram esconder, vindo a ser intercetados, após tentarem evadir-se da abordagem policial, poucos metros adiante".
A um dos suspeitos foram ainda apreendidas dez notas falsas, com o valor nominal de cem euros cada, contendo todas o mesmo número de série e apresentando uma fraca qualidade na sua impressão.
Após serem apresentados à autoridade judiciária, dois detidos ficaram sujeitos a apresentações bissemanais na esquadra da residência e proibição de contactos. Já a um terceiro foi aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.