A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Portimão, deteve um homem, com 71 anos, suspeito de matar à pancada, na passada sexta-feira, um idoso, de 84 anos, em Sagres. Agressor e vítima eram utentes de um lar de idosos e desentenderam-se por causa de um cadeirão de massagens.
Corpo do artigo
Segundo refere a PJ, em comunicado, os factos tiveram lugar na zona de Sagres, na manhã de sexta-feira, quando o suspeito agrediu a vítima "com socos e um objeto contundente na zona do rosto e crânio, agressões que, pela sua natureza e região corporal atingida, lhe viriam a causar a morte".
Ambos eram utentes de um lar da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Bispo e a vítima, José Geraldo, além de ter sido agredida a soco, terá sido atingida por uma cadeira. Segundo contou ao JN o provedor da Santa Casa local, Armindo Vicente, os dois desentenderam-se, após o pequeno-almoço, devido a um cadeirão de massagens instalado na sala de fisioterapia.
A mesma fonte revelou que o agressor, natural de Albufeira, tem problemas psíquicos, mas "está medicado" e "nada indicava" que poderia envolver-se num episódio do género. Foi o próprio lar a acionar a Polícia Judiciária.
Quando os serviços de emergência chegaram ao local, José Geraldo não tinha ferimentos visíveis.
"Recebemos o alerta cerca das 9.50 horas, dando conta de um utente em paragem cardiorrespiratória. Quando lá chegamos já as funcionárias estavam a efetuar manobras de reanimação, que nós retomamos. Entretanto, acionamos a VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) de Portimão que chegou rápido, mas nada pôde fazer e declarou o óbito no local" afirmou Emerson Gomes, comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo.
Emerson Gomes sublinhou desconhecer as causas da morte, pois "apenas fomos chamados para um idoso em paragem e, nessas circunstâncias, só nos preocupamos em salvar a pessoa".
O detido foi já ouvido em primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.