Uma colisão entre uma lancha rápida com haxixe e uma embarcação da Unidade de Controlo Costeiro (UCC) da GNR, na madrugada desta quinta-feira, no rio Guadiana, no Algarve, causou quatro feridos. O incidente ocorreu durante uma perseguição.
Corpo do artigo
Os feridos serão todas de nacionalidade marroquina e foram detidos. Um ficou em estado grave. A lancha rápida transportava 109 fardos de droga (o equivalente a 3800 quilos).
Em comunicado, a UCC esclarece que "após partilha de informação com a Guardia Civil, foi detetada uma embarcação de alta velocidade (EAV), com 12 metros e três motores de alta potência, a subir o Rio Guadiana, carregada com produto estupefaciente". Foi acionada para o local uma Equipa Marítima do Sub Destacamento de Controlo Costeiro de Vila Real de Santo António, que fez a abordagem à embarcação suspeita.
"Após ter sido dada ordem de paragem, a mesma procurou encetar a fuga tendo, com essa manobra, colidido com a embarcação da GNR", acrescenta a UCC.
Os quatro tripulantes a bordo, com idades entre 20 e os 32 anos, foram assistidos em terra, no cais das Laranjeiras, em Alcoutim. Um deles, em estado grave, foi transportado para o Hospital de Faro.
Os factos vão ser comunicados ao Tribunal Judicial de Vila Real de Santo António.