O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, através do Gabinete de Administração de Bens (GAB), pôs à venda, através de leilão eletrónico, um veleiro com motor que havia sido usado, em 2022, para transportar 47 fardos de cocaína, com o peso de cerca de 1500 quilos.
Corpo do artigo
A embarcação de recreio da marca Hanse, modelo 575, com casco em fibra de vidro e com 17,15 metros de comprimento e 5,20 metros de boca, tem lotação para 12 pessoas. Está avaliada em 350 mil euros e, segundo o GAB, serão aceites ofertas acima do valor mínimo de 297.500 euros. Os interessados podem visitar a embarcação em Almada até dois dias antes do leilão eletrónico, a 11 de dezembro.
Na base da apreensão do veleiro esteve um processo-crime em que dois arguidos, um italiano e um venezuelano, acabaram condenados a oito e nove anos e seis meses de prisão. O Tribunal da Relação de Lisboa deu como provado os factos que constavam na sentença da primeira instância, segundo os quais, em data não apurada, mas anterior a 20 de maio de 2022, os dois arguidos e terceiros, cujas identidades se desconhecem, "congeminaram um plano que se traduzia na introdução de cocaína em Espanha, por via marítima, com vista à sua entrega a terceiros, a troco do recebimento de quantias monetárias."