Violador procurado pelo Reino Unido estava em situação regular em Lisboa há dois anos
Um homem procurado pelas autoridades do Reino Unido por violação vivia há dois anos em Lisboa e trabalhava numa mercearia. Estava em situação regular, após ter apresentado a manifestação de interesse e aguardava a conclusão do processo de autorização de residência. Esta semana, foi detido pela PJ.
Corpo do artigo
Oriundo do Bangladesh, o homem, hoje com 31 anos, emigrou para a Escócia com a família e por lá permaneceu até, em 2022, ser acusado de ter violado e agredido, física e psicologicamente, a esposa. Logo depois de ter sido indiciado pelos crimes, pelos quais ainda não foi condenado mas que lhe podem valer uma pena até 14 anos de prisão, o bengali abandonou a Escócia e rumou a Portugal.
À chegada, usando documentos verdadeiros e sem ocultar a verdadeira identidade, apresentou a manifestação de interesse para cá residir, obteve autorização para permanecer no país enquanto decorria o processo de autorização de residência e instalou-se em Lisboa. Partilhou, desde o início, um quarto com mais “sete ou oito” conterrâneos e trabalhava numa mercearia gerida por um elemento da comunidade bengali em Lisboa.