A viúva e os dois filhos do agente da Polícia Municipal do Porto José Santos, que morreu num acidente de viação quando estava de serviço, em Matosinhos, em 2013, vão receber uma indemnização de 121.250 euros.
Corpo do artigo
A compensação foi autorizada pelos ministros cessantes da Administração Interna, José Luís Carneiro, e das Finanças, Fernando Medina, e publicada esta sexta-feira em Diário da República. Tendo-se verificado “a existência de um nexo de causalidade” entre a morte do agente, que era da PSP mas estava afeto à Polícia Municipal do Porto, “e o risco inerente ao exercício da função policial e de segurança”, e não tendo a vítima indicado em vida o beneficiário a quem devesse ser atribuída a compensação, esta será paga, como dita a lei, aos seus herdeiros, nomeadamente à viúva e aos seus dois filhos.
O caso remonta a 29 de outubro de 2013 quando, pelas 15.55 horas, o polícia, que circulava de mota em marcha acelerada e com luzes de emergência, colidiu com um automóvel que invertia a marcha na Avenida de D. Afonso Henriques.