É um caso insólito. Numa altura em que permanece um mistério quem será o novo procurador-geral da República (PGR), a página na Wikipédia sobre o juiz Fernando Vaz Ventura indica que este foi proposto pelo Governo para suceder a Lucília Gago. O gabinete do primeiro-ministro, Luís Montenegro, fala em "fake news".
Corpo do artigo
Lucília Gago, de 68 anos, termina o mandato de seis anos a 11 de outubro deste ano, 2024, e o seu sucessor será, tal como determina a lei, nomeado pelo presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, por proposta do Governo, na pessoa do primeiro-ministro. É expectável que a atual ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, também tenha uma palavra a dizer no nome que venha a ser apresentado ao chefe de Estado.
Questionado pela Comunicação Social, a 23 de setembro, sobre em que ponto está o processo de nomeação do novo PGR, Marcelo Rebelo de Sousa deu a entender que ainda não lhe fora apresentada uma proposta definitiva, ao afirmar que, no momento em que tal aconteça, espera que a sua decisão "seja rápida, se não mesmo imediata".