Youtuber ensinava mais de um milhão de seguidores a fabricar explosivos e lança-chamas

Alberto R. H. ensinou a fazer um lança-chamas
Foto: Direitos Reservados
Um youtuber espanhol, seguido por mais de um milhão de pessoas, publicou nas redes sociais mais de 60 vídeos a explicar como produzir explosivos, inclusive napalm caseiro, e um lança-chamas.
Os tutoriais foram postos em prática, pelo menos, por um dos seguidores, que acabou condenado, e as autoridades policiais suspeitam que também possam ter sido utilizados por grupos terroristas e criminosos. O espanhol foi agora detido.
Segundo a imprensa espanhola, o detido chama-se Alberto R. H. e é conhecido no YouTube por AlbertoHRom ou simplesmente por HRom. Estudante de engenharia industrial, residente na zona da Cantábria, começou, há cerca de uma década, por publicar na rede social vídeos científicos relacionados com física e química. Contudo, com o passar do tempo, passou a produzir tutoriais sobre explosivos.
Ensinamentos postos em prática por seguidor
Na sua página, que é subscrita por um milhão de pessoas, o homem, hoje com 28 anos, publicou cerca de 60 vídeos, que têm mais de 106 milhões de visualizações. Segundo o comunicado da Guarda Civil, divulgado nesta sexta-feira, as imagens mostram, passo a passo, o processo de fabrico de explosivos.
Num dos vídeos, Alberto R. H. produziu 30 quilos de termite, substância “extremamente perigosa, que atinge temperaturas superiores a 2.500 graus centígrados e é capaz de derreter qualquer tipo de metal, razão pela qual é utilizada como soldadura e união de carris ferroviários, mas também tem utilizações ilegais, como a abertura de buracos em cofres e caixas fortes”.
“Noutro dos seus vídeos explicou como fazer napalm caseiro e um lança-chamas, demonstrando a eficácia e o alcance do dispositivo”, descreve a Guarda Civil.
Os ensinamentos do youtuber espanhol foram aplicados por um seguidor que, em 2022, foi detido, em Pontevedra, no âmbito da operação Boxes, por fabrico ilegal de explosivos. Seria condenado a ano e meio de prisão.
As autoridades espanholas suspeitam que os vídeos de Alberto R. H. também possam ter sido usados por organizações terroristas e criminosas “para fabricar as suas próprias misturas e engenhos caseiros”.
Proibiu entrada dos bombeiros
“A investigação teve início quando especialistas em tráfico de armas e explosivos do Serviço de Informação da Guarda Civil detetaram a publicação de conteúdos ilegais no referido canal do YouTube, que representavam um grave risco para a segurança pública”, explica a Guarda Civil. A mesma fonte acrescenta que havia o “perigo de alguns dos milhões de pessoas” que viram os vídeos, alguns ligados “a organizações violentas, radicais ou terroristas”, serem tentados a “fabricar os mesmos explosivos para fins ilegais”.
Na sequência das diligências efetuadas, percebeu-se que o youtuber gravava os tutoriais numa quinta da família, localizada na zona de Cantábria, nas imediações de habitações, uma zona industrial e de uma floresta. Era nessa quinta que estava instalada a fábrica clandestina de explosivos e foi ali que o youtuber queimou um carro com termite. A experiência provocou um incêndio, que ameaçou destruir parte da floresta envolvente à quinta, visto que Alberto R. H. proibiu a entrada dos bombeiros na propriedade.
Nas buscas efetuadas nesta semana, a Guarda Civil apreendeu na quinta 20 quilos de substâncias químicas para a produção de explosivos. Na mesma ocasião, o youtuber foi detido e indiciado pelos crimes de crimes de fabrico ilegal de explosivos, risco provocado por explosivos, de risco de incêndio em espaço florestal e por desobediência a agente da autoridade.

