Projeto-piloto a avançar este ano nos três ramos das Forças Armadas inclui iniciativas de curta duração que permitam divulgar o que é a vida militar.
Corpo do artigo
Para atrair mais jovens para as fileiras das Forças Armadas e, assim, procurar atenuar a sucessiva perda de efetivos que se tem verificado ao longo dos anos, o Ministério da Defesa revelou, ao JN, que vai implementar, neste ano, um projeto-piloto que consistirá na participação voluntária dos cidadãos que compareçam ao Dia da Defesa Nacional (DDN) em atividades a desenvolver em unidades militares.
A implementação da medida, que está inscrita no Plano de Ação para a Profissionalização do Serviço Militar, apresentado em abril do ano passado, é anunciada esta quarta-feira à tarde, pelo ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, e pela secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro, durante o lançamento da 16.ª º edição do Dia da Defesa Nacional, que se realiza a partir das 17.15 horas, na Unidade de Apoio do Comando do Pessoal do Exército, em Vila Nova de Gaia.
"Pernoitar numa unidade" é uma das atividades que podem ser desenvolvidas, como avançou, ao JN, fonte do Ministério, que sublinha que as ações a concretizar com os jovens serão realizadas "em coordenação com os ramos das Forças Armadas", os quais já estão a efetuar o respetivo planeamento.
Responder a lacunas
Trata-se de "atividades de curta duração", que permitam aos jovens ter "conhecimento e experiência da vivência militar", uma das lacunas auscultadas pela Defesa nos inquéritos feitos aos participantes da 15ª edição do DDN, cujos resultados gerais também serão revelados na cerimónia e mostram, entre outros, que "57% dos jovens gostariam de passar uma semana numa unidade militar".
"As atividades de curta duração irão realizar-se em unidades militares dos três ramos, tendo em conta a sua proximidade ao local de residência dos jovens interessados", adianta a tutela, revelando também que "a 16ª edição das jornadas do Dia da Defesa Nacional prevê a criação, em 2020, de dois novos Núcleos de Divulgação: um em Tavira, no Regimento de Infantaria n.º º1 - Destacamento de Tavira e outro em Castelo Branco, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco e na Base de Apoio Logística". Os dois novos centros vão juntar-se aos 30 já existentes.
PLANO DE AÇÃO
Aumentar salários
O Plano de Ação da Defesa prevê "aumentar a remuneração durante a Instrução Básica para o valor do salário mínimo nacional"
Gestor de carreira
Prevista a criação da "figura do gestor de carreira" para militares em regime de contrato e de contrato especial, para "assegurar o desenvolvimento de planos profissionais de carreira".