
A carrinha furtada já foi recuperada
DR
Serralharia de São Pedro da Cova, em Gondomar, foi assaltada durante madrugada em que alarme ficou desligado. Ladrões fugiram em viatura equipada com grua, que foi abandonada e recuperada em Sobrado, já no concelho de Valongo.
Arrombaram a fábrica, carregaram cerca de 60 mil euros de alumínio e aço inox e fugiram numa carrinha equipada com grua. Não deixaram rasto e, até ao momento, só foi possível recuperar a viatura, que os assaltantes abandonaram horas depois de terem cometido o furto. O crime aconteceu em São Pedro da Cova, Gondomar, na madrugada desta segunda-feira, e causou um prejuízo que António Neves, proprietário da Gondinox, garante que demorará vários meses a ser recuperado.
É o empresário que conta ao JN que o assalto às instalações da sua serralharia aconteceu às primeiras horas da madrugada de segunda-feira. "Arrombaram o portão e entraram na fábrica. Depois, retiraram para o exterior das instalações uma carrinha que impedia a saída do camião com grua e carregaram para este todo o material que havia na fábrica", descreve.
Portadas e perfis de janelas, puxadores, material para montar varandas e outros acessórios encheram a caixa da Mitshubishi Canter equipada com uma grua. "Todo o material furtado era em alumínio ou aço inox e está avaliado entre 50 e 60 mil euros", refere o dono da Gondinox.
Após sair das instalações da serralharia, a viatura ainda foi filmada, por volta das 4 horas, pelas câmaras de videovigilância existentes nas redondezas. Mas, a partir daí, deixou de ser vista. Só apareceu, já ao final do dia, junto ao pavilhão gimnodesportivo de Sobrado, em Valongo, a cerca de 15 quilómetros de distância. "Foi um senhor que viu o apelo que fizemos na nossa página de Facebook e reconheceu a carrinha. Telefonou-nos e, quando chegámos ao local, encontrámos a viatura vazia", descreve António Neves.
Alarme desligado em instalações sem seguro
O empresário revela que não tem seguro para cobrir os milhares de euros de prejuízos. E acrescenta que o furto ocorreu numa madrugada em que o alarme que protege as instalações da serralharia de São Pedro da Cova estava desligado. "Trabalhámos no sábado e, à saída, esquecemo-nos de ligar o alarme", lamenta quem assegura que "o prejuízo é grande para uma empresa com 12 funcionários. "Vamos tentar recuperar devagar", promete.
A GNR está a investigar o assalto e tenta localizar todo o material em alumínio e aço inox que foi furtado.
