
Igreja Matriz sofreu danos em retábulo e sacrário
DR
Suspeito escalou torre da Igreja Matriz de Tondela e subiu ao telhado de outra. O pároco perdoa tudo e desafia-o a confessar-se.
É um autêntico "Homem-aranha" e é assim que é descrito pelas autoridades. Um indivíduo, de 32 anos, foi identificado pela GNR depois de ter furtado duas igrejas na cidade de Tondela, tendo entrado num dos templos religiosos pela torre, que tem mais de 10 metros de altura, e no outro pelo telhado. Os roubos ocorreram na madrugada de domingo, por volta das três da manhã.
"O assaltante entrou pela torre da Igreja Matriz e não levou nada de valor, nem fez grandes estragos. Rasgou uma das telas do retábulo principal, arrombou o sacrário e depois tocou o alarme e colocou-se em fuga", começa por contar, ao JN, o padre António Vítor Martins.
Dez metros é altura aproximada da torre da Igreja Matriz de Tondela, que o assaltante escalou afim de se introduzir no edifício.
Já na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, também no centro da cidade de Tondela, o "homem-aranha" entrou pelo telhado. Uma vez dentro do edifício, "também quis arrombar a caixa de esmolas e foi ao sacrário", mas não conseguiu roubar "nada".
"Não encontrou objetos de valor, nem de ouro e prata. As imagens na Igreja Matriz são grandes e pesadas e ele sozinho não as podia levar. Na Igreja do Carmo há imagens mais pequenas e ele podia tê-las levado, mas não o fez", refere o pároco.
O sacerdote não consegue quantificar o valor dos estragos causados pelo ladrão, nas suspeita que possam rondar os dois mil euros.
O padre António Vítor Martins diz ainda desconhecer o suspeito e se este frequenta a igreja, que lidera há cerca de um ano. Mas acrescenta que o perdoa pelo que fez e que, se for necessário, até o confessa.
Segundo a GNR, o indivíduo, agora identificado e constituído arguido, tem "antecedentes criminais por furtos em igrejas, estabelecimentos comerciais e residências". O caso foi encaminhado para o Tribunal de Tondela.
