Uma homenagem a um jovem, de 17 anos, que morreu afogado, há dias, numa praia de Matosinhos, terminou em violentos confrontos com a PSP, este domingo, em Vila Nova de Gaia. Um rapaz, de 17 anos, foi detido por ter agredido um agente. Um outro adolescente, de 15 anos, foi identificado.
Corpo do artigo
De acordo com fontes policiais, uma centena de jovens concentrou-se, cerca das 21 horas, na Avenida da República, em Gaia, para realizar uma homenagem à vítima que faleceu na passada quinta-feira, numa praia de Matosinhos.
Os jovens terão provocado desacatos e atirado artigos pirotécnicos o que motivaram algumas queixas de moradores. Foi chamada a PSP, que enviou um carro de patrulha e uma Equipa de Intervenção Rápida (EIR). Os agentes tentaram serenar os ânimos e controlar a situação, mas os jovens começaram a agredir e insultar os polícias.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2023/04/corr10abril2023_homenagemconfrontosviolentospspgaia_20230410123348/mp4/corr10abril2023_homenagemconfrontosviolentospspgaia_20230410123348.mp4
Perante uma centena de jovens e com meios insuficientes, os agentes da PSP tiveram de chamar reforços. A homenagem improvisada acabou por ficar controlada, tendo-se registado a detenção de um dos agressores e a identificação do menor de 15 anos.
"No local, a primeira equipa policial que ali se deslocou, foi recebida de forma hostil pelo grupo de jovens que ali se encontravam concentrados pelo que foi necessário proceder ao reforço policial de modo a pôr cobro a tal comportamento e a garantir a reposição da ordem pública. O estudante agrediu um Polícia pelo que foi imobilizado e detido", explicou a PSP em comunicado.
Durante a operação, a PSP apreendeu duas botijas de hélio (droga do riso) assim como uma caixa usada para transportar artigos pirotécnicos que já tinham sido deflagrados.
Um dos polícias agredidos ficou com um hematoma, mas não necessitou de receber tratamento hospitalar.