Operação Freshwater

Desmantelada rede internacional com mais de um milhão de euros em meixão

Desmantelada rede internacional com mais de um milhão de euros em meixão

Operação "Freshwater" da GNR de Setúbal deteve nove homens de nacionalidades portuguesa, espanhola e chinesa que, com elevada organização, transportavam meixão para países asiáticos.

A rede tinha diversas células espalhadas pela Europa e recorria a "correios" que, com recurso a vários esquemas, transportavam o meixão em malas de viagem para abastecer países como a China, o Vietname, a Tailândia e as Filipinas. Nestes mercados, o quilo de meixão é avaliado entre cinco mil e 6500 euros, enquanto em Portugal vale entre 500 e mil euros.

Ao longo de três dias, o Núcleo de Investigação Criminal da GNR, deteve os nove homens, com idades entre os 34 e 62 anos, por pesca ilegal, contrabando e tráfico internacional de meixão.

Na sequência de quatro buscas domiciliárias e uma não domiciliária foram apreendidos 200 quilos de meixão, que poderão atingir no mercado final o valor de 1 milhão e 300 mil euros, 110 mil euros em numerário, dois veículos equipados com tanques especiais para o transporte do "meixão" em estado vivo, 70 malas de viagem utilizadas para o transporte internacional do meixão, 11 tanques para manutenção do "meixão" em estado vivo, contendo filtros e bombas de oxigenação, dez garrafas de oxigénio industrial, oito balanças digitais, 22 redes novas para a pesca de "meixão", 28 rolos de cabo novos para redes, 30 crivos em malha fina, 50 quilos de chumbo para redes e diverso material para acondicionamento e transporte do "meixão" em malas de viagem.

Os nove suspeitos foram constituídos arguidos pela prática dos crimes de Dano Contra a Natureza, Contrabando Qualificado, Branqueamento de Capitais e Associação Criminosa. Como resultado destas ações, por indicação do ICNF e após avaliação pericial, foram devolvidos ao seu habitat natural, cerca de 700 mil espécimes.

Estas ações contaram com a colaboração, para além do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), da Força Aérea Portuguesa e da Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente de Setúbal.

A GNR explica em comunicado que a enguia europeia é uma espécie animal designada por "Anguilla Anguilla" vulgarmente conhecida por meixão (enguia bebé), classificada como "espécie em perigo". Em Portugal, a captura desta espécie só é permitida no rio Minho, a pescadores devidamente autorizados, ocorrendo em período sazonal, sendo que a detenção e comercialização desta espécie dependem de certificado comunitário, emitido pelo.ICNF.