Indemnização

Familiares das vítimas de acidente em Baião recebem 816 mil euros

Familiares das vítimas de acidente em Baião recebem 816 mil euros

O Tribunal de Penafiel decidiu que os familiares da vítimas mortais do trágico acidente acontecido na via-férrea, em Baião, em 2009, têm direito a receber os 816 mil euros que pediam em indemnizações à Refer e à seguradora.

A decisão ainda é passível de recurso, pelo que o final do processo pode demorar anos.

O acidente vitimou seis pessoas na passagem de nível de Santa Leocádia, em Baião. Os familiares das vítimas reclamaram os 816 mil euros à Refer, por entenderem que não havia condições de segurança na passagem de nível, e à companhia de seguros do Mercedes onde seguiam sete pessoas e que foi abalroado por um comboio.

São os sete filhos de duas das vítimas mortais, Manuel e Maria Lucas, que, para além de culparem a REFER, também entendem que a companhia de seguros do Mercedes de Sérgio Vieira Pereira, de 55 anos, que estava ao volante e teve morte imediata, tinha de assumir a negligência do condutor. A juíza deu total razão aos familiares, representados pelo advogado Amadeu Pêgas. No carro seguiam também Manuel Guedes, presidente da Junta local, Filomena Pereira, de 63 anos, e dois netos dos Lucas, Marco António Monteiro Soares, de 16 anos, e Pedro Monteiro, então com 15 anos, o único sobrevivente do acidente.

ver mais vídeos