
Milena Bispo é internacional brasileira e sente-se indignada por ter sido alvo de comentários racistas durante um jogo de futebol
José Carmo / Global Imagens
Milena Bispo, internacional brasileira, diz que foi alvo de comentários discriminatórios no jogo com o A-dos-Francos, da 19.ª jornada da Liga feminina. Daí resultou a expulsão de duas futebolistas da equipa das Caldas da Rainha.
Milena Bispo, jogadora do Boavista, queixou-se ao Ministério Público do Porto de ter sofrido insultos racistas durante um jogo do campeonato feminino, entre a equipa axadrezada e o Clube Desportivo e Cultural de A-dos-Francos, que as portuenses venceram por 3-2. As duas jogadoras do clube das Caldas da Rainha que terão proferido os insultos foram expulsas com cartões vermelhos diretos. Os castigos desportivos ainda não são conhecidos - aliás, só hoje o mapa disciplinar do futebol não profissional é revelado.
De acordo com Milena Bispo, de 20 anos, que está em Portugal há quatro meses e que já foi selecionada para representar o Brasil, a primeira parte da partida estava quase a terminar quando, na sequência de um lance com falta, uma jogadora do A-dos-Francos insultou-a de "preta do c...".
"Houve um lance dividido em que fiquei caída no chão e a jogadora queixou-se. Ficou alterada e repetiu-me várias vezes no ouvido o insulto. Aí as jogadoras da minha equipa vieram e ela acabou por ser expulsa", adiantou ao JN a futebolista do Boavista. A árbitra acabou por mostrar o vermelho direto a Catarina Lopes.
No final da segunda parte, outra jogadora do A-dos-Francos, Maria Malta, também viu cartão vermelho. "A árbitra marcou falta no nosso campo. O lance seguiu e ela falou: preta do c... e a árbitra estava ao lado. Quando a bola saiu na lateral, a árbitra voltou perto de nós. Expulsou-a e falou que racismo era intolerável", disse ainda a brasileira.
Milena Bispo ficou revoltada com os comentários, mas sentiu-se mais angustiada por ninguém lhe ter pedido desculpa. Por isso, interpôs, ontem, uma queixa-crime no Ministério Público para que as duas adversárias sejam responsabilizadas judicialmente.
De acordo com n.º 1 do artigo 149 do Regulamento Disciplinar da Federação Portuguesa de Futebol, que se refere ao comportamento discriminatório, "o jogador que, através de qualquer meio de expressão, ofenda a dignidade de agente desportivo ou espectador em função da sua ascendência, sexo, raça, nacionalidade, etnia, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual, é sancionado com suspensão de 2 meses a 2 anos".
A-dos-francos
Presidente espera pelo relatório da árbitra
José Domingos, presidente do A-dos-Francos, afirmou ao JN que as atletas foram expulsas por outros motivos e garante uma "conversa" caso se provem os insultos racistas. "Uma atleta foi expulsa porque foi pisada por quem fez a queixa e reagiu. A outra envolveu-se numa confusão com a mesma atleta. Parece que houve uma conversa que desconhecemos. Só vendo o relatório da árbitra. Temos atletas de cor e nunca tivemos problemas. Nem eu admitia. Se o caso for verdade, vou ter uma conversa com ela", reagiu.
Outros casos
Koulibaly insultado
Esta época, o jogo entre o Inter e o Nápoles, da Série A, ficou marcado por mais um caso de insultos racistas. O alvo foi o napolitano Koulibaly, que ouviu cânticos e insultos da bancada.
Leixões castigado
Em 2013, o clube de Matosinhos defrontou o Desportivo das Aves no Estádio do Mar, em jogo da 2.ª Liga, à porta fechada depois de ter sido condenado por comportamento racista dos adeptos pelo Conselho de Justiça da FPF.
Éverton em lágrimas
Em 2017, o brasileiro Éverton Luiz, na altura jogador do Partizan, abandonou o jogo frente ao Rad Belgrado em lágrimas após os insultos racistas dos adeptos. Sempre que o brasileiro tocava na bola, ouviam-se sons a imitar macacos.
UEFA pune Braga
O Braga recebeu, em 2017, o Hoffenheim, na Liga Europa, com parte do estádio encerrado, devido a castigo da UEFA. O organismo onsiderou que os adeptos minhotos tiveram um comportamento racista no duelo com os búlgaros do Ludogorets.
