Um navio mercante, com 25 tripulantes de nacionalidade síria, foi uma das embarcações fiscalizadas nos fundeadouros exteriores, na Baía de Cascais, no decurso de uma operação conjunta da Polícia Marítima e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).
Corpo do artigo
Segundo avança o jornal digital Cascais24, que cita Pereira da Terra, comandante local da Polícia Marítima de Cascais, "a operação conjunta com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi feita junto aos navios mercantes a utilizar os fundeadouros exteriores na Baía de Cascais".
À semelhança da tripulação de outras embarcações, os cidadãos sírios foram devidamente identificados e encontravam-se em situação legal, adiantou ao mesmo jornal o comandante Pereira da Terra.
Nesta operação de fiscalização no mar, na qual estiveram empenhados seis efetivos da Polícia Marítima e dois inspetores-adjuntos do SEF, confirmou-se "in loco" que estavam a ser cumpridos todos os requisitos legais referentes aos navios fundeados, assim como do pessoal responsável pela operação dos mesmos.
Segundo a Autoridade Marítima Nacional, os fundeadouros alvo de fiscalização nesta operação conjunta "são geridos de acordo com as orientações/regras de segurança vigentes no atual edital da Capitania, que visam primordialmente a mitigação de situações de perigo e/ou acidentes que possam ocorrer na utilização dos mesmos".