Era uma das maiores casas de prostituição do Norte do país, com uma discoteca, 20 quartos e outras tantas mulheres que ofereciam serviços sexuais a troco de dinheiro.
Corpo do artigo
Mas uma operação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) acabou com o negócio florescente do Clube 80, em Rio Mau, Vila do Conde. Foram apreendidos 600 mil euros em notas e três indivíduos foram constituídos arguidos por auxílio à imigração ilegal, lenocínio e branqueamento de capitais.
Há dois anos que o SEF andava a investigar a atividade do indivíduo suspeito de ser o patrão do Clube 80, onde, na noite de quarta-feira, os inspetores do SEF lançaram a operação "Há 28 III". O nome deriva do facto da casa estar situada perto da A28 e ser a terceira que vez que o SEF faz lá uma fiscalização.
No local, os inspetores encontraram 22 mulheres que se prostituíam e seis delas foram detidas por estarem em situação ilegal em Portugal. Nas duas dezenas de quartos, os inspetores encontraram seis casais em pleno ato sexual.
Mas foi na residência do alegado líder do esquema, na zona de Braga, que o SEF encontrou uma surpresa: cerca de 600 mil euros em notas, cuidadosamente guardados e que a investigação acredita serem provenientes do lucro do lenocínio.
O homem foi detido em flagrante e levado para o Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos. À hora do fecho desta edição, as medidas de coação ainda não eram conhecidas. O Clube 80 foi selado pelas autoridades anteontem, mas ontem já não havia selos nas instalações.
Para além do dinheiro, as buscas também permitiram apreender computadores, dezenas de telemóveis, documentos e bens relacionados com a prática da prostituição. A investigação vai continuar para apurar o eventual envolvimento de outros indivíduos.
Grande movimento
O local era conhecido pelo grande movimento de clientes, principalmente ao fim de semana, que tornaria o negócio altamente rentável.
Abandono do país
Duas cidadãs estrangeiras foram notificadas para abandono do país. O SEF teve a colaboração da GNR na investigação que durava há cerca de dois anos.