
Julgamento realiza-se no Tribunal de Beja
André Gouveia / Arquivo Global Imagens
Tribunal de Beja também vai julgar arguido por atear fogo em contentores de lixo e "ecopontos".
Um cidadão ucraniano, de 26 anos, residente em Zambujeira do Mar, concelho de Odemira, tido como muito violento, face à ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, é julgado esta terça-feira, no Tribunal de Beja, por três crimes de dano qualificado e dois de incêndio, um em construção e outro florestal.
Oleksandr Pihul, que está em prisão preventiva desde 17 de março, destruiu instalações propriedade da Câmara Municipal, incendiou ecopontos e contentores, deflagrou incêndios em floresta, mato e em máquinas e, numa feira em São Teotónio, Odemira, tentou invadir uma tasca de venda de aguardente de medronho.
Segundo o Ministério Público de Odemira, tudo se ficou a dever a ingestão de bebidas que deixaram o arguido altamente alcoolizado. O homem causou prejuízos estimados em mais de três mil euros.
O simples facto de o arguido não conseguir concretizar os seus objetivos quando estava sobre efeito do álcool, levava-o a fazer as mais diversas diabruras, sem olhar ao perigo que provocava para e si para terceiros.
Oleksandr Pihul vai ser julgado por um Tribunal Coletivo. Foram arroladas 30 testemunhas de acusação, envolvendo diversos inspetores da PJ de Setúbal, agentes da GNR de Odemira e muitos cidadão que presenciaram os atos do cidadão ucraniano.
